Uma das dúvidas super comuns e que trazem muita insegurança na hora de encomendar os móveis planejados, de marcenaria ou prontos em lojas é sobre o tipo de material de que são feitos.
Temos disponíveis no mercado em maior escala o MDF, MDP, Compensado e a Madeira, agora como saber quando utilizar cada um deles, avaliando custo, benefício, aplicabilidade e durabilidade?
Por isso resolvemos escrever este post, vamos explicar sobre cada um deles. Você vai descobrir que todos têm pontos positivos e negativos, que tem a situação em cada um que desempenha melhor a função requisitada e que o custo é sim um fator decisivo.
Vamos lá!
MDF
Aqui estamos falando de painel de fibras de madeira de média densidade. O MDF é produzido com fibras selecionadas de madeira que são unidas com o auxílio de uma resina por meio de um processo industrial que envolve muita pressão e calor.
Por conta de seu processo de fabricação, os painéis de MDF são menos atraentes aos cupins e brocas, porém não são adequados para ambientes externos ou sujeitos a umidade constante.
Possuem boa resistência, são muito homogêneos e apresentam poucas variações no tamanho e espessura.
MDP
Também conhecido como aglomerado de madeira, os painéis de partículas de média densidade são produzidos de maneira similar ao MDF, mas com partículas de madeira.
O MDP é produzido em três camadas: uma grossa no miolo e duas finas nas superfícies. Essa composição heterogênea garante ao produto grande resistência estrutural, conferindo maior resistência ao empenamento e à colocação e remoção de parafusos, além de torná-lo um material mais leve.
Esses painéis precisam ser revestidos com lâminas de madeira ou plásticas para garantir um acabamento apropriado, não são apropriados para entalhes ou cantos arredondados. Móveis de aglomerado também não são indicados para ambientes externos.
É importante reforçar que toda a tecnologia empregada na prensagem de chapas, separação de partículas e desenvolvimento de resinas posicionam hoje o MDP em uma categoria muito superior ao antigo aglomerado, com o qual é erroneamente confundido.
Compensado
As chapas de compensado multilaminado são formadas por um número ímpar de lâminas de madeira coladas em direção alternada. Assim, as fibras de madeira se intercalam nos sentidos longitudinal e transversal, aumentando a resistência e estabilidade dessas chapas.
O compensado tem maior resistência e excelente aderência de pregos e parafusos, o que significa que seus móveis não ficarão “bambos” ou desajustados.
Madeira Maciça
Móveis de madeira maciça são aqueles produzidos com peças de madeira serrada, sem processos industriais que transformem suas propriedades físicas e mecânicas.
Esses móveis são aqueles que possuem a maior resistência e durabilidade, justamente por contarem com a madeira em suas condições originais.
A madeira maciça possui excelente resistência e boa capacidade de aderência de pregos e parafusos, o que permite que seu móvel seja montado e desmontado várias vezes sem perder a estabilidade.
É importante lembrar que a madeira exige cuidados periódicos, que os outros materiais dispensam, é preciso mantê-la longe de água e passar cera, polistein ou goma laca periodicamente. Uma #DicaKampai é você usar palha de aço antes de passar estes produtos, ajuda na absorção e na beleza do móvel.
Agora sim dá para você escolher com tranquilidade o material do seu móvel, conte para nós qual foi a sua escolha!
OBS: use as # do texto no Instagram para encontrar mais conteúdo da Kampai.
Fonte:
http://dellanno.com.br/blog/mdf-ou-mdp-qual-e-o-melhor/
https://minhacasaminhacara.com.br/madeira-macica-mdf-mdp-ou-compensado/