Para quem aprecia um bom vinho, o momento de degustar essa bebida não é simplesmente o ato de beber. Envolve a preparação, a escolha do vinho, dos acompanhamentos e quanto mais a pessoa se envolve, mais o estudo fica presente na rotina.
Para iniciarmos qualquer discussão sobre adegas, precisamos ter em mente os parâmetros ideais para manter a qualidade do vinho. O armazenamento deve ser em local protegido dos raios UV, o ambiente deve estar com temperatura entre 10 e 16°C e com umidade entre 65 a 85%.
Em alguns locais do Brasil esses parâmetros não são tão difíceis de serem alcançados, mas com as condições climáticas da nossa região centro-oeste, quente e com umidade variável, precisamos dispor de modelos que usam a eletricidade para criar tal condição adequada à manutenção de vinhos.
O objetivo deste texto é auxiliar você que quer ter uma adega em casa e não sabe por onde começar para fazer suas escolhas, hoje as possibilidades são tantas que a confusão é natural.
Então vamos lá, existem basicamente três tipos de adegas e vamos explicar um pouco sobre cada uma delas aqui:
1. Adega Passiva:
É aquela que não usa nenhuma tecnologia para manter os vinhos em temperatura ideal, por isso o nome “passiva”. O modelo mais tradicional é a cava francesa, que é um local escuro e frio, geralmente no subsolo.
Este modelo é muito usado nas casas do sul do Brasil que possuem porão, nesta situação o próprio porão faz o isolamento térmico do vinho.
2. Adega Termoelétrica
Esse tipo de adega usa a energia termoelétrica, ou seja, ela funciona por meio da troca de calor com o ambiente externo. Ela possui uma placa cerâmica no seu interior que absorve o calor e manda-o para fora. Ela apenas retira o calor de dentro dela.
Esse método garante que com pouco consumo de eletricidade você consiga uma temperatura interna cerca de 10°C mais baixa que a externa.
3. Adega Climatizada com Compressor
Esse é o tipo de adega mais moderna e também o mais usado em regiões quentes, como Cuiabá. Isso porque, em alguns modelos, é possível até controlar a temperatura que se pretende manter.
Nesse modelo, o compressor funciona ativamente resfriando o interior, quase como uma pequena geladeira.
4. Adegas Personalizadas:
As adegas personalizadas são muito utilizadas em restaurantes, mas ficam lindas em residências também. São aquelas que você pode criar em um espaço determinado em que se pode simular uma adega passiva em qualquer condição climática.
Isso é feito com a ajuda da tecnologia, assim como a adega Climatizada com Compressor. Neste caso, a diferença é que para este tipo de adega, você precisa contratar uma empresa especializada, pois esse modelo exige um aparelho para a refrigeração, piso, paredes e forro isotérmicos, além de instalações elétricas específicas.
E aí, conseguiu escolher a sua adega? Se tiver dúvidas sobre o seu ambiente tire fotos e mande para nós.