Quem disse que em Cuiabá não dá pra ter lareira?

E você sabia que elas não são restritas aos locais de clima predominantemente frios? São ideais para aquecer o ambiente interno em dias frios, então este post vale para casa de Cuiabá e para a de veraneiro em Chapada dos Guimarães ou onde for seu refúgio.

Hoje já existem vários tipos disponíveis no mercado, fixas, que são as mais comuns e mais usadas em casas de temporada, e até portáteis, de fácil uso e que ainda podem ser guardadas no período de altas temperaturas.

Vamos falar então dos tipos de lareira:

Lareira a Lenha

Esse é o tipo mais tradicional, aquele em que é feito um local especifico na residência onde uma fogueira é acessa.

Alguns cuidados importantes devem tomados na instalação, um deles é a utilização de um exaustor para a saída da fumaça, outro é o uso de revestimentos que suportem altas temperaturas, como o tijolo refratário, por exemplo.

Se você quer criar um ar de casa de campo de inverno, essa é a opção mais charmosa.

lareira a lenha

Lareira a Gás

Esta é um dos modelos que não precisa de chaminé ou exaustor, porque não usa lenha e sim combustão de gás GLP, que não produz fumaça.

Por não utilizar chaminé, pode ser instalada em qualquer lugar da casa, desde que haja um ponto de gás. É a mais indicada para apartamentos e residência em que se quer praticidade e conforto, mantendo o aconchego da lareira.

Esse tipo de lareira é seguro e os modelos mais modernos oferecem acendimento automático, com regulagem de temperatura. É importante lembrar que a instalação deve ser feita por mão de obra especializada.

lareira a gás

Lareira Ecológica

Este modelo também não precisa de lenha, por isso não tem chaminé nem exaustor, usa álcool ou um gel a base de etanol.

É o modelo mais ecológico e o mais versátil, porque não faz sujeira, acende rápido, pode ser portátil e tem uma potência média na geração de calor.

Por serem feitos para suportar altas temperaturas, alguns modelos podem ser colocados em centros de mesas, embutidas na parede ou até mesmo em algum móvel específico. A desvantagem é que, dependendo da capacidade do reservatório, ele precisa ser reabastecido.

Lareira Ecologica
Lareira Ecológica Portátil

Lareira Elétrica

É o modelo que se assemelha a um aquecedor, nele você pode escolher a temperatura por um controle remoto.

Não há fogo, a lareira reproduz a imagem em 3d das chamas de um fogo real e a intensidade da luz emitida nas chamas também são controladas pelo controle remoto.

A vantagem é o fácil controle da temperatura e a praticidade, indicado para casas onde existem crianças, pois evita acidentes.

Por outro lado, este modelo tem seu consumo de energia vinculado ao aumento da temperatura e da intensidade da luz que é usada nela.

Lareira Elétrica

Viu só, dá sim pra ter uma lareira em lugares quentes, mesmo que por poucos dias elas podem ser utilizadas para trazer calor, conforto e aconchego para o seu lar.