Varanda do Apê com Cara de Casa

Tem um apê e o sonho é ter uma varanda como a de uma casa? É possível sim!

varanda de apartamento aconchegante

A chave é encher este ambiente de conforto. Isto acontece quando utilizamos elementos rústicos ou ainda outros que remetam à natureza e que tragam aconchego. Para começar, há dois elementos que são os queridinhos e não podem faltar de jeito nenhum:

– Madeira: por ser algo que remete à natureza, de imediato nos acolhe. Além disso, a maioria dos seus tons são quentes, o que aumenta ainda mais essa sensação de aconchego. Vale utilizar a própria madeira ou outros materiais que a imitam fielmente.

Muito versátil, que pode ser usada em praticamente tudo: no piso, em revestimentos de parede, vigas no teto, bancadas, mobiliários ou itens de decoração.

– Vegetação: Faz parte da natureza, não precisaríamos nem dizer o quanto é essencial dentro da “frieza” do apartamento, não é?

A vegetação, principalmente se for real, traz vida pela cor, pelo cheirinho, simplesmente pelo o que é. Aqui a versatilidade também toma conta, pode-se criar um jardim vertical com hortaliças, plantas penduradas no teto, vasos no chão, em armários e prateleiras.

Para os que não morrem de amores por plantas ou não tem tempo para cuidá-las, hoje temos muitas opções de plantas artificiais que reproduzem fielmente as naturais. Outra opção, para os mais ousados, são papeis de parede com folhagens e tons de verde.

churrasqueira

Além destes dois itens essenciais, há também a terceira #DicaKampai que vai deixar a varanda aconchegante, com carinha de casa: investir em elementos rústicos complementa muito bem a construção deste ambiente. Um bom exemplo é a aplicação da rusticidade nas paredes, o revestimento de tijolinho (principalmente em tons terrosos e “mal acabados”), de pedra natural e painéis/móveis de madeira de demolição. Não precisa parar por aí, tem muitos outros fatores que podem contribuir: utilização de cores quentes e tons terrosos, tecidos (como couro, lã, linho), objetos de crochê, objetos antigos…só escolher.

E não é preciso ter TODOS os elementos juntos para trazer esta sensação, dependendo do projeto, utilizar um ou outro elemento, já permite alcançar o objetivo. Vale lembrar que deve levar em consideração o estilo de vida cada pessoa antes de realizar a escolha do que utilizar. Depois de tanta dica, agora é mão na massa! Envie foto da sua varanda, vai ser muito legal participar da transformação.

Fotografia: Casa35