Quando chega a hora de pensar na decoração e no paisagismo, temos uma variedade de coisas para definir. Todos os elementos devem estar em harmonia, um contribuindo com o outro para a beleza e funcionalidade do local.
Um ponto em que se deve dar muita atenção é a escolha dos tipos de vasos para plantas, pois temos que pensar tanto na estética quanto na saúde das plantas e flores. Para te dar uma ajudinha, separamos os tipos que mais utilizamos nos Projetos Kampai:
Polietileno, o melhor custo benefício. É leve, por ser feito de plástico, muito resistente e não quebra. Grande variedade de cores e acabamentos, alguns até imitam os vietnamitas e de cimento. Este material também possuiu proteção UV, resistente a altas temperaturas, podendo tomar sol e chuva, ótimo para ambientes externos.
Cerâmica esmaltada, tendência atual na decoração. Também conhecido como vietnamita, é muito resistente e durável, com beleza única por ser feito artesanalmente. São vasos importados, de arte milenar, feitos por artesões vietnamitas. Podem ser utilizados para plantio de árvores frutíferas.
Concreto ou cimento, apresentam longa durabilidade e baixo custo. Este tipo é ótimo para áreas externas. Vale lembrar que são difíceis de transportar, por serem muito pesados. Consideramos que eles irão ficar praticamente fixos no local escolhido.
Metálicos, são delicados e modernos. São leves, sendo uma vantagem quando a palavra que rege a decoração é flexibilidade. Muitos modelos correm o risco de enferrujar ao entrar em contato com água em excesso e terra úmida, por isso são mais indicados para utilização em áreas internas. Para evitar danos ao vaso de metal e às plantas, você pode usá-lo como cachepô ou forrá-lo antes de cultivar.
Cristal, ideal para flores de corte e arranjos temporários. Esse pode ser utilizado com o auxílio de um pote de plástico interno com furo nos fundos, quando para plantio. Atualmente, o destaque e tendência são os vasos de murano. Mais utilizado em áreas internas e possuem preço mais elevado em relação aos outros tipos.
Madeira, são leves e versáteis. São utilizados geralmente como cachepô, pois demandam o uso interno de um vaso de plástico ou forro para o plantio. Podem ser utilizados tanto para ambientes internos quanto externos. Lembre-se de que demandam mais manutenção.
Os tipos de vasos variam em tamanho e em formato, que pode ser redondo, quadrado, cilíndrico, entre outras formas. As cores também que pode ser da mais neutra até a mais alegre, é possível atender todos os tipos de gostos e decorações.
São tantas opções, lembre-se sempre que além do preço e funcionalidade, é importante manter a harmonia com o restante do ambiente.
Com tantas #DicasKampai agora é mão na terra;) poste nas redes e marque a Kampai, vamos adorar ver suas criações.
OBS: use as # do texto no Instagram para encontrar mais conteúdo da Kampai.