O Papel da Vitrine

A primeira imagem que vem a cabeça quando falamos em vitrine é a caixa de vidro onde são expostos os produtos de uma loja. Mas isso é muito pouco para tudo o que representa esse espaço.

A vitrine é o primeiro canal de contato que o cliente tem com a loja, não é apenas um espaço decorativo no Projeto de Arquitetura, ela é o que desperta o interesse de compra, é uma ferramenta de marketing, por isso deve representar o posicionamento da loja e mostrar a sua essência.

Durante a nossa trajetória de projetos de lojas de shopping conseguimos ótimos resultados criando ambientes ideias para exposição de produtos, com a utilização de iluminação para valorizar o produto, materiais e objetos que criem o ambiente alinhado com o posicionamento da loja, mas que possa sim ser trocada periodicamente. Essa mudança na vitrine, deve estar prevista no projeto arquitetônico da loja, pois consegue gerar a renovação da fachada, melhorando a atração dos clientes pela loja e a sugestão é que seja feita de 7 em 7 ou no máximo de 15 em 15 dias.

No projeto que fizemos para a loja Dom Manuel, criamos uma vitrine fechada, inspirada em uma sala residencial, trazendo a sensação de aconchego. E para que ela fosse capaz de aceitar as várias campanhas e renovação de vitrine, foi projetado um pergolado de ferro no teto, que poderá ser utilizado como suporte para vários fundos e elementos, trazendo a sensação real de renovação e modernidade. A elevação da vitrine com um tablado, foi feita para posicioná-la melhor no campo de visão dos clientes na área de circulação do shopping.

Lembre-se que na vitrine deve estar exposto o que é possível encontrar na loja. Por isso cuidado! Fique atento, para que os produtos da vitrine possam ser encontrados em vários tamanhos, cores e formas, controle o estoque para que este estímulo não se torne um problema, a frustração do cliente.

Outro fator importante é que o tempo médio de exposição da vitrine para o cliente é de 10 segundo, pouco né. Então é importante colocar os elementos certos, de forma que todos juntos passem uma mensagem única, capaz de informar o cliente sobre a loja, mas também se conectar emocionalmente com o cliente.

No desenvolvimento do projeto da sua loja dê atenção especial a este espaço, ele é responsável por mais de 50% das suas vendas!