Atualizar o Tradicional. Que Desafio!

Em um dia de trabalho de uma semana super atarefada, um amigo entra em contato propondo para nos apresentar ao proprietário da empresa em que trabalhava. Era o Sr Manuel, dono de uma das maiores referências de moda masculina em Cuiabá.

Animadíssimas com a simples possibilidade de fazer negócio com ele, fomos até lá. Depois da nossa apresentação, já nos passaram que o foco era a loja do Pantanal Shopping, que precisava se readequar, facilitar o processo de escolha e compra do cliente, deixar a loja mais moderna e funcional.

Ressaltaram que a marca Dom Manuel tinha passado por um processo de evolução, o que para nós foi importante para definir detalhes no projeto que ficassem alinhados e reforçassem a marca.

Contratadas e trabalhando para definir a linha do projeto, fizemos uma análise dos pontos que poderíamos melhorar na loja, além daqueles apontados pelo cliente, que pudessem contribuir para um ambiente de boa exposição do produto, favorecendo a percepção do cliente sobre as opções expostas e deixar claro o seu posicionamento de marca.

Focadas no perfil do público-alvo da loja Dom Manuel, homens elegantes, sofisticados e tradicionais, optamos por utilizar elementos atemporais, como por exemplo o ferro e o cimento queimado no piso, paredes e teto. Trouxemos madeira para dar conforto e espelhos para sofisticação.

Para o mobiliário foram criados peças moduladas com linhas retas, trazendo locais de destaques para composição de looks e lançamentos. As cores utilizadas foram mais sóbrias numa mistura de cinza, preto e marrom, seguindo uma arquitetura masculina. Tudo isso também contribui para deixar a loja mais funcional para os vendedores, mais limpa e confortável para os clientes.

Projeto elaborado e aprovado. Aí começa o desafio da execução. Elaborar e executar um projeto de loja de shopping exige muita sintonia entre cliente, arquitetos e executores. Os prazos de shopping são curtos, por isso temos que trabalhar com agilidade e conhecimento técnico, para não propormos nada que possa ser fator de impedimento na aprovação de projetos. Em geral, os Shoppings tem uma exigência mais rigorosa em relação a materiais utilizados e forma de execução. Os clientes têm que ser decididos e confiar em nosso trabalho. E a execução tem que ser bem planejada e administrada para não haver furos de cronograma, que possam prejudicar a abertura do empreendimento. Afinal, nosso objetivo não é só fazer uma loja bonita, e sim uma loja que venda mais, que traga bons resultados para o cliente.

Na execução da obra da loja Dom Manuel do Pantanal Shopping queremos destacar o nosso parceiro Jeverson, também arquiteto, responsável pela execução, que possui uma equipe eficiente e experiente em obras dentro de shoppings. A Mentha Painéis e a Inspire Home, que toparam o projeto e se dedicaram para entregar no prazo e em perfeitas condições seus produtos para instalação.

No desafio de criar um ambiente que reforçasse o posicionamento da marca e ao mesmo tempo que fosse capaz de proporcionar a melhor experiência de compra ao cliente, destacamos 3 pontos que se tornaram chave nesse projeto. O primeiro, um painel com o logo novo da Dom Manuel vazado. Utilizamos ele em dois pontos, como portal da porta de entrada, para deixar a fachada mais charmosa e dentro da loja, com iluminação indireta.

Outro detalhe importante, que é crucial para qualquer loja, é a Iluminação. O projeto de iluminação possibilita evidenciar os produtos, dar maior destaque para os produtos de lançamento e ainda trazer um conforto visual para toda loja. Neste projeto optamos por utilizar trilhos na cor prata envelhecido, que proporcionaram um alinhamento estético e mobilidade nos pontos de luz. Já para a iluminação fixa da loja, a escolha foi por perfis embutidos com fitas de led.

A vitrine deve estimular o público-alvo a entrar na loja, mostrando um pouco do clima e dos produtos que serão encontrados dentro da loja. Por isso fizemos uma vitrine fechada, inspirada em uma sala residencial, trazendo novamente a sensação de aconchego. E para que ela fosse capaz de aceitar as várias campanhas e renovação de vitrine, foi projetado um pergolado de ferro no teto, que poderá ser utilizado como suporte para vários fundos e elementos, trazendo a sensação real de renovação e modernidade. A elevação da vitrine com um tablado, foi feita para posicioná-la melhor no campo de visão dos cliente na área de circulação do shopping.

Um projeto como esses é sempre marcante. Esperamos que essa parceria só se fortaleça, que a Dom Manuel continue crescendo e que seus clientes possam se sentir em casa quando forem fazer suas compras na loja do Pantanal Shopping. Visite você também a loja e nos mande a sua opinião.